TIC 2011 – V Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção

Congresso reuniu mais de 300 participantes em Salvador

BIM – Modelando a construção do futuro

Palestra de Charles Eastman

O congresso organizado pela comunidade acadêmica das universidades UFBA, USP, UFF e UFPR reuniu cerca de 330 participantes entre profissionais do mercado da construção, acadêmicos e palestrantes internacionais convidados em Salvador por 2 dias.

Foram apresentados 45 trabalhos de pós-graduação sendo a maioria com temas relativos ao BIM (Building Information Modeling ) e suas aplicações e implicações no mercado atual da arquitetura engenharia e construção com alto nível de apresentação.

As apresentações de profissionais do mercado por construtoras tais como Método, Gafisa, Matec, Syenne, e Kniinik também todas focadas no conceito de BIM fizeram um contraponto aos trabalhos  e deram uma visão do mercado atual em relação a adoção da tecnologia BIM e pudemos ver o quanto o Brasil já esta engajado na implantação desse novo conceito que veio para melhorar os processos de projeto, construção e gerenciamento da obra.

Os palestrantes Charles Eastman – Geórgia Institute of Tecnology (USA) e Rafael Sacks – Israel Institute os Tecnology – Israel – autores do livro BIM Handbook  – que esta sendo traduzido para o português – que da origem a discussão do conceito estavam lá para nos presentear com suas apresentações que trazem para nós uma revolução na maneira de trabalhar em arquitetura e engenharia.

Tivemos também uma mesa redonda no final que promocionou ótimas discussões e debates sobre os temas apresentados no dia enriquecendo mais ainda o congresso.

Hoje o Brasil através dos profissionais do mercado e meio acadêmico se mostra totalmente voltado ao estudo, implantação e aprendizado desta tecnologia mostrando que apesar das dificuldades estamos dando os primeiros passos.

Quero parabenizar os organizadores, palestrantes e toda a equipe organizadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *